Pular para o conteúdo principal

Militares americanos na Colômbia irão apoiar operação antidrogas que tem como alvo o "regime corrupto" de Maduro




Os EUA enviaram uma brigada de elite de seu Exército para apoiar a luta contra o narcotráfico na Colômbia.

Diante das polêmicas, causadas no congresso, a respeito dos 45 militares americanos, que chegarão ao país na semana que vem, o governo colombiano garante que a ação é parte de um acordo de cooperação assinado “há várias décadas”.


Os militares fazem parte da primeira operação da Assistência às Forças de Segurança (SFAB, em inglês) no país, unidade formada há 17 anos. Seus membros, treinados em análise de operações, tática, estratégia e inteligência, agora estarão a serviço das unidades militares colombianas.

Conforme noticiado pelo Agora Notícias Brasil, na quinta-feira (28), o ministro da Defesa, Carlos Holmes Trujillo, negou que a SFAB vá participar de operações militares e garantiu que a ação faz parte de um acordo de cooperação militar com “natureza consultiva e técnica”. De acordo com o Comando Sul do Exército dos EUA, a força foi formada com o objetivo de “aconselhar e auxiliar operações em nações aliadas”.

O governo americano confirmou que a missão da SFAB também vai apoiar a operação antidrogas no Caribe anunciada em abril pelo presidente dos EUA, Donald Trump —  ofensiva que, segundo Washington, tem como alvo o “regime corrupto” de Nicolás Maduro na Venezuela, país que compartilha 2.200 quilômetros de fronteira com a Colômbia.

Desde o anúncio, o governo de Iván Duque vem sendo pressionado por permitir a presença dos militares americanos no país. Duque apoia a pressão de Trump para remover Maduro do poder e, junto com 50 outras nações, reconhece o opositor Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela.

Maduro, que continua no poder com o apoio dos militares e de países como China e Rússia, considera a operação “um avanço” contra seu país. Ele também acusa a Colômbia e os Estados Unidos de promoverem uma intervenção militar na Venezuela, uma opção já considerada no passado por Washington. No começo de maio, a chamada Operação Gedeón, que teria o objetivo de depor Maduro, terminou, até agora, com mais de 40 detidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Currículo de Renan Calheiros

O Senador Renan Calheiros (MDB-AL), almeja seu quarto mandato à presidência do Senado, no entanto sua trajetória política, certamente não atende o desejo popular, por uma nova política.

Kajuru acusa Gilmar Mendes de mandar soltar Baldy por influência de Perillo e Dória

"Ele (Gilmar Mendes) vendia e continua vendendo sentenças", disse Kajuru. O Senador Jorge Kajuru (PRP-GO), concedeu entrevista ao programa os pingos nos is, e acusou o ministro do STF Gilmar Mendes de conceder liberdade ao Secretário de transportes da gestão Dória, Alexandre Baldy, preso durante a Operação Dardanários, desdobramento da Lava Jato do Rio de Janeiro, por influência do ex-governador de Goiás Marconi Perillo (PSD-GO) e do governador de São Paulo João Dória (PSDB-SP). Kajuru afirmou ter provas, que serão apresentadas à justiça, caso solicitadas, de que Perillo teria ligado para Gilmar Mendes, influenciando-o, juntamente com Dória, e, posteriormente, o ministro teria determinado a soltura de Baldy por volta de 2:45 da manhã, deste sábado (8). Durante a entrevista, Kajuru citou financiamentos feitos pelo governo de Goiás, durante a gestão de Perillo, à empresa de João Dória, em data, obviamente, anterior ao atual governador de São Paulo assumir o cargo. Segundo...

O perigo da Teologia da libertação

A infiltração marxista no cristianismo   Nos tempos atuais, vemos a propagação de uma idéia perniciosa da fé Cristã, mais presente na Igreja Católica, orquestrada pela teologia da libertação. Essa teologia, na verdade anti-cristã, uma infiltração marxista no seio da Igreja, anuncia um Jesus da "inclusão", argumentando que, o fato dEle estar, por inúmeras vezes, na presença de prostitutas e cobradores de impostos, "seu humanismo superaria qualquer mandamento contrário" às posturas dessas pessoas, pois, esses seriam os "excluídos da sociedade" daquele tempo. Contudo, a falsa pregação dos adeptos da teologia da libertação, traz consigo meias verdades, com o, óbvio, intuito de ludibriar, desinformar e afastar os fiéis da sã doutrina. Jesus sempre estará ao lado do pecador, para conduzir, curar e reestabelecer, o ser humano, ARREPENDIDO, à condição de filho de Deus.  "E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre co...