O pedido de criação da Comissão parlamentar de inquérito (CPI), foi deferido pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), no dia 21 de fevereiro, feito por Vanderlei Macris (PSDB-SP).
A Nova CPI criada, investigará irregularidades em contratos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre 2003 e 2015.
Terão 120 dias para concluir os trabalhos, ainda não há designação dos membros do colegiado, bem como de relator ou presidente.
Sobre outras comissões anteriores para investigar o BNDS, o texto da nova da nova proposta afirma: " “a situação política então vigente impediu que se abrisse a ‘caixa preta’ do BNDES e toda a utilização espúria da entidade”.
Um trecho do requerimento, divulgado pelo Renova mídia, diz:
“Dentre os inúmeros escândalos ligados às administrações petistas da União, governos Lula e Dilma, já objeto de diversos inquéritos e processos nas mais diversas instâncias, avulta a utilização do BNDES para financiar empresas e grupos empresariais, até mesmo em atividades desenvolvidas em países estrangeiros, em evidente utilização dos recursos como moeda de troca a justificar tanto barganhas políticas potencialmente ilícitas quanto virtuais episódios de enriquecimento pessoal.”
Texto e edição Tiago Nascimento

Comentários
Postar um comentário